GD Cepelos “uma força viva do território”

O Grupo Desportivo de Cepelos é, desde 1984, uma das mais antigas e premidas associações desportivas do concelho e considerado como uma das forças vivas do território em que se insere.

A coletividade, hoje com cerca de 100 associados, representa um dos clubes mais premiados no âmbito do torneio de futebol popular de Amarante FADA, tendo sido campeão pelo menos seis vezes, três delas seguidas, e vitorioso em dezenas de taças e supertaças.

Mais recentemente, foi campeão do torneio e vencedor da Taça Cidade de Amarante, na época 2014-2015.

Paulo Cerqueira, atual presidente, recorda que a associação é obra de um grupo de pessoas fantásticas, “que ergueram tudo isto” com muito trabalho e dedicação.

“Ao longo dos anos foram muitas horas de trabalho e dedicação para chegar ao que somos hoje”, recorda o dirigente recentemente eleito, que, de uma forma ou outra, está ligado ao clube desde 2008.

Recorda, por exemplo, que o prestígio alcançado pelo clube no torneio da FADA nos últimos dez anos resultou de uma decisão “consciente” de apostar num plantel de qualidade.

Ao longo dos seus 36 anos de existência, a importância da coletividade cresceu não só pelos seus feitos na área desportiva, mas também pelo envolvimento com a vida da comunidade.

O dirigente sublinhou que o clube é responsável pela organização de diversos eventos locais, nomeadamente as festas em honra a Nossa Senhora da Assunção.

“Também organizamos o Cantar dos Reis todos os anos, bem como a ida do grupo ao encontro promovido pela Câmara de Amarante”, adianta.

O clube também promove atividades pontuais nas suas instalações, nomeadamente a tradicional matança do porco e um magusto.

Pontualmente, as instalações da associação também acolhem os participantes em caminhadas que se organizam no território, onde servem refeições confecionadas por associados seus.

Paulo Cerqueira acrescentou, ainda, que urge, hoje mais que nunca, uma maior adesão ao associativismo por parte da sociedade e dos habitantes, em particular dos mais jovens.

“O GD Cepelos é, na realidade, uma das forças vivas do território. O grande desafio, para a sustentabilidade de qualquer associação como a nossa, é manter um número de sócios estável e de pessoas que participem, ativamente, nas suas atividades. Só assim é que podemos manter o nível de boas prestações que o clube tem demonstrado, ao longo dos últimos dez anos”, conclui.