António do Lago Cerqueira – Político

António Joaquim Machado Pereira do Lago Cerqueira, nasceu na Casa da Calçada, em Cepelos, a 11 de Outubro de 1880 e aí faleceu em 28 de Outubro de 1945. Licenciou-se em Filosofia na Universidade de Coimbra e, proclamada a República, foi personalidade de destaque no Partido Democrático, então chefiado pelo Dr. Afonso Costa, tendo sido durante vários anos Presidente da Câmara Municipal de Amarante, deputado e Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Trabalho.

Saído do país por motivos políticos, frequentou, em Paris, o curso de viticultura e vinificação do Institut National Agronomique, onde fez algumas conferências. Os conhecimentos que aí adquiriu, permitiram-lhe, posteriormente, uma considerável valorização das suas propriedades, onde introduziu novas ténicas. Foi fundador das Caves da Calçada, responsáveis, em boa parte, pela difusão dos vinhos de Amarante.

É de sua autoria a conferência “Les vins du Portugal – Le vin de Porto” (1929), proferida em Paris no Laboratório de Viticultura do “Institut National Agronomique”.

Tem na cidade de Amarante uma avenida com o seu nome e erigido um busto de bronze, da autoria de Acácio Lino.