Junta congratula-se com sucesso de mais uma edição do Torneio Infantil da Madalena

Um dos mais carismáticos torneios de futebol juvenil da região voltou a contar com o apoio incondicional da Junta da União das Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão.

Com efeito, 21 equipas e cerca de três centenas de atletas de várias equipas do concelho de Amarante juntaram-se para proporcionar uma grande festa do futebol, num torneio pelo qual já passaram grandes nomes da modalidade a nível nacional.

Joaquim Pinheiro, presidente da União das Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão, sublinhou a importância do evento como veículo de transmissão de princípios e valores fundamentais à prática desportiva.

“O Torneio da Madalena trata-se do maior torneio infantil que se organiza na região, e que conta sempre com o apoio da junta de freguesia, dado o carisma e historial que o mesmo apresenta. Outro dos aspetos importantes desta iniciativa tem que ver com o facto de ser nas camadas jovens que se começam a inculcar nos futebolistas as regras e princípios éticos adequados à prática desportiva. O apelo que costumo fazer aos jovens, no âmbito deste torneio, vai justamente nesse sentido. Mais do que o cariz competitivo, o importante é assegurar que os valores do desportivismo e «fair-play» imperem, e que continuem a pautar o percurso de vida destes jovens, no desporto ou fora dele”, comentou.

No âmbito da 33ª edição da prova, João Pedro Pinheiro, líder do departamento de futebol juvenil do Madalena, clube organizador do torneio, realçou a importância de um trabalho coeso e conjunto da organização, em prol do sucesso desta iniciativa.

“Este torneio simboliza uma história de 33 anos. O futebol juvenil sempre foi o grande motor do desenvolvimento desta coletividade, e o Torneio da Madalena ilustra bem essa importância, numa iniciativa que, até ao nível da qualidade das infraestruturas, passou a dispor de há três anos a esta parte, de um campo de relva sintética que veio dar outras condições e um prazer maior de prática desportiva aos participantes deste torneio. Praticamente todos os clubes do concelho de Amarante fazem-se aqui representar, numa grande festa do futebol caracterizada pelo excelente trabalho de equipa de uma organização que consegue unir a comunidade à volta desta competição”, referiu o dirigente, que também destacou o crescimento da prova, na edição deste ano.

“A grande novidade deste ano é a inclusão do escalão de 15 anos aos escalões de 13 e 10, já existentes em edições anteriores. Esta foi uma ideia que já andava a ser pensada nos últimos anos, devido à perceção da existência muito escassa de provas competitivas, nesta altura do ano, para jovens futebolistas com cerca de 15 anos de idade”, salientou.

De referir que o Madalena venceu no Escalão de 15 anos, o Telões levou de vencida o Escalão de 13, e o Sanche assegurou o triunfo final no de 10.