Caminhada pela Família

Caminhada pela Família realizou-se no passado domingo, dia 20 de maio, com o objetivo de comemorar o dia da família

“Mais que uma caminha, um convívio em família” foi o mote que levou a Junta da União das Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos, Gatão a realizar mais uma edição desta caminhada.

“Caracteriza-se por dificilmente aparecer alguém sozinho e aparece sempre com o resto da família, o marido, esposa, filhos. O nível da caminha é suave, realizada na ecopista, para possibilitar que as crianças também possam participar e acompanhar”, refere Joaquim Pinheiro, presidente de Junta da União de Freguesias.

Enaltecer o valor da família, provocar um momento de convívio, de alegria e de confraternidade foram alguns dos pontos que levaram à criação desta caminhada que junta diversas gerações.

“Procuramos enaltecer e salientar o significado da família e a sua importância na sociedade. E também provocarmos alguns momentos, embora de uma maneira muito simples, de encontro entre familiares e amigos. Hoje a vida é um pouco atribulada e são poucos os momentos que temos para conviver com a família e este poderá ser um momento que venha ajudar ao convívio”. Acrescenta o presidente da Junta da União de Freguesias.

Nesta caminhada participam pessoas de todas as idades e este ano o número de participante aumentou significativamente face aos anos anteriores.

“Temos participantes desde os 5/6 anos até aos 90 anos. O número de participantes subiu significativamente e contamos cerca de 130/140 pessoas”, afirma Joaquim Pinheiro.

Uma caminhada que vai pela ecopista desde Amarante até à Estação de Gatão, onde pelo caminho tiveram um reabastecimento e uma sessão de zumba. Terminando com um almoço na sede da Associação Cultural e Recreativa de Gatão.