Caminhada do Homem da Pera Branca

Caminhada do Homem da Pera Branca e Arruada da Banda Musical de Amarante marcam o 1º de dezembro em Amarante

Mais uma iniciativa que decorre com o apoio da União de Freguesias

O primeiro dia de dezembro, data do feriado que comemora a Restauração da Independência e que assinala também o aniversário da Banda Musical de Amarante, fica marcado para os amarantinos pela alegria e pela música que se fez ouvir pelos recantos da cidade.

Isto porque das comemorações do dia faz parte uma arruada protagonizada pela banda musical aniversariante e uma caminhada, designada de “Homem da Pera Branca”, existindo uma ligação intrínseca entre as duas atividades.

O evento pretende lembrar os atuais músicos da banda que, ainda antes do 1º de dezembro ser declarado feriado, a Banda saía à rua de madrugada, antes da jornada de trabalho, para assinalar mais um aniversário da instituição. É precisamente este gesto que a caminhada pretende evocar.

O nome da iniciativa, “Homem da Pera Branca”, levada a cabo pela secção Cultural da Associação Desportiva de Amarante, remete para o simbolismo daquele gesto dos músicos que enfrentavam o frio de dezembro, e por isso ficavam com a barba branca, para brindar os amarantinos com a Arruada de Saudação.

O convívio e a caminhada aliam-se neste dia às comemorações. O dia começa cedo com a arruada da Banda Musical, acompanhada pelos participantes da Caminhada. No final da manhã, depois da marcha, o almoço é servido para terminar da melhor forma mais uma iniciativa apoiada pela União de Freguesias de Amarante.