Rota do Românico valoriza Igreja de Gatão

“Isolada na paisagem, a Igreja de Gatão é uma edificação que estende a sua cronologia de construção pelos séculos XIII e XIV.

Na cabeceira encontram-se os elementos românicos mais expressivos. Além da fresta rasgada na parede fundeira, destaca-se, em ambos os lados, uma banda lombarda. Este modelo de cornija sobre arquinhos conheceu um particular acolhimento no românico do Tâmega e Sousa.

Da época medieval são também as estreitas frestas da nave, o portal lateral sul e o arco triunfal. Composto por duas arquivoltas quebradas, mas facetadas e lisas, este é envolvido por um friso enxaquetado.

Na Época Moderna efetuaram-se as intervenções mais profundas, nomeadamente no exterior da fachada ocidental, com o acrescento da galilé e da torre sineira.

Quer na nave, junto ao arco triunfal, quer na capela-mor, subsistem significativos trechos de pintura mural a fresco, realizados nos séculos XV e XVI, onde se destacam representações do Calvário, da Coroação da Virgem, do martírio de São Sebastião, Santa Catarina de Alexandria e Santa Luzia.

No cemitério junto à Igreja encontra-se sepultado Teixeira de Pascoaes (1877-1952), um dos mais importantes poetas e escritores portugueses da viragem do século XIX para o XX”.

É assim que, resumidamente, é descrita a Igreja românica de S. João Baptista de Gatão, classificada como Monumento Nacional desde 1940. Em 2015, a Rota do Românico, que aquela Igreja integra, procedeu a uma significativa intervenção naquele templo, com objetivos da sua salvaguarda e valorização.

As obras decorreram quer na cobertura quer no exterior da Igreja, no seu interior e na área envolvente, num investimento superior a 125 mil euros, tornando-a mais confortável, segura e valorizada do ponto de vista do seu património artístico e arquitetónico.

Para além dos múltiplos trabalhos efetuados, fosse da limpeza de vastas superfícies, de recuperação de portas e janelas, de áreas de alvenaria, ao nível do pavimento, de rebocos, de segurança e da instalação de equipamentos, salientem-se os trabalhos de conservação e restauro das pinturas murais da Igreja de Gatão, que vale a pena referir:

– Pintura mural “Cristo a caminho do Calvário” – capela-mor, lado do Evangelho

– Pintura mural “Santo António de Lisboa” – capela-mor, lado da Epístola

– Pintura mural “Coroação da Virgem” – arco triunfal, lado do Evangelho

– Pintura mural tríplice “Santa Luzia, São Sebastião e Santa Catarina de Alexandria” – arco triunfal, lado da Epístola

– Pintura mural “Calvário” – arco triunfal, topo

Em 2014, a União das Freguesias colaborou na intervenção realizada no Salão Paroquial; proporcionou, em 2016, a recuperação do “Quadro de S. João” e participou, em 2017, em atividades da Igreja.