Igreja de S. Pedro com novo protagonismo

Com a Igreja do Convento de S. Gonçalo em obras até início de 2022 e, por isso, fechada a atos de culto e a visitantes, a Igreja de S. Pedro ganha protagonismo, na cidade, no âmbito do Turismo Religioso, sendo também para aquele templo que foram transferidas as atividades eucarísticas e litúrgicas que tinham lugar em S. Gonçalo.

Um protagonismo, de resto, bem merecido, depois de, também este templo ter passado, em 2014 e 2015, por uma intervenção de conservação, restauro e reabilitação do edifício e de todo o património integrado naquele monumento, numa empreitada que se desenvolveu por três fases e a que correspondeu um investimento total de, aproximadamente, 800 mil euros.

Quem conhece a Igreja de S. Pedro, facilmente dirá que há um antes e um depois da intervenção ali produzida e da qual resultou uma clara valorização do seu património arquitetónico e artístico.

Os trabalhos que tiveram lugar na Igreja de S. Pedro – e que contaram também com o apoio da União das Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Cepelos, Madalena e Gatão – constaram, genericamente, da recuperação de fachadas e telhado, eliminação de humidades, substituição da instalação elétrica ou recuperação dos sinos e relógio da torre.

Em termos de património artístico, foi realizada uma intervenção profunda em todos os elementos em talha, fosse dos tetos, do altar-mor ou altares laterais e sacristia, tendo também sido recuperados os frisos de azulejos das paredes interiores do templo, bem como os dois órgãos de tubos ali existentes, um dos quais portátil e que, em tempos idos, era usado nas procissões.

Obras concluídas, a Igreja de S. Pedro apresenta-se, hoje, rejuvenescida, mais confortável, acolhedora e com muita luz, que lhe realça o recheio artístico do seu interior, num convite a uma visita e à contemplação.

A Igreja de São Pedro foi edificada no século XVIII, no local onde existia a capela de S. Martinho, tratando-se de um dos mais belos exemplos da Arquitetura Religiosa Barroca portuguesa. Está classificada, desde 1982, como Imóvel de Interesse Público.