A União das Freguesias

Criada no âmbito da Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro, a União das Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão nasceu da reorganização administrativa então operada e resultou na que é, hoje, a maior e, provavelmente, a mais diversificada freguesia do concelho de Amarante. Com uma população de 11 565 habitantes (censos de 2021), a UF de Amarante distribui-se por um território de 15,1 quilómetros quadrados.

As antigas Freguesias

São Gonçalo. Distribuía-se por uma área de 4,01 Km2 e tinha, em 2011, 6 540 habitantes, a que correspondia a uma densidade populacional de 1 630,9 hab/km². O seu território estendia-se por uma parte considerável área urbana da cidade de Amarante.

Madalena. Tinha, aquando da sua extinção, uma área com 1,56 km² e 1 956 habitantes (2011). A sua densidade populacional era de 1 253,8 hab/km². Tal como S. Gonçalo, o seu território Incluía uma parte da cidade de Amarante.

Madalena foi vila e sede do concelho de Gestaçô entre 1514 e o início do século XIX. O município e a freguesia sede designavam-se, na altura, Gestaçô, passando a freguesia a designar-se Madalena nos anos 30 do século XX

Cepelos. Tal como S. Gonçalo e Madalena, Cepelos tinha um parte do seu território na cidade de Amarante. Na totalidade, ta sua área era de 3,65 km² , para uma população de 1 758 habitantes (2011). A sua densidade populacional era de 481,6 hab/km².

Foi sede do antigo concelho de Gouveia.

Gatão. A ex-freguesia de Gatão era a mais rural das quatro que vieram a constituir a UF. O seu território tinha 5,99 km² de área e 1 586 habitantes (2011). A sua densidade populacional era de 265 hab/km².