Torneio Infantil da Madalena para dar a oportunidade a novos atletas

O Torneio de Futebol Infantil da Madalena é um dos mais antigos e carismáticos eventos desportivos orientados para os jovens da região, em que vários talentos do futebol nacional tiveram a oportunidade de dar os seus primeiros “pontapés na bola”.

Desde 1985, milhares de jovens tiveram, aqui, o primeiro contacto não só com a modalidade, mas também com as regras e os princípios éticos adequados à prática desportiva.

A União de Freguesias de Amarante é um dos parceiros deste importante evento desportivo, contribuindo com a oferta de todos os troféus que são entregues no final da competição.

O evento nasceu “da necessidade de dar uma oportunidade a atletas não federados”, explica Joaquim Coelho, atual presidente da Associação Cultural e Desportiva da Madalena, entidade associativa ligada à organização do torneio.

“Dali saíram jogadores que, mais tarde, seguiram carreiras nacionais e internacionais”, acrescenta, recordando os nomes de Nuno Gomes e Delfim, entre outros.

Os primeiros três anos da iniciativa decorreram no Parque Florestal de Amarante, mas a partir de 1988, o evento mudou para as instalações da Associação Cultural e Desportiva da Madalena.

Mais recentemente, o torneio deu uma série de saltos qualitativos, com a passagem da competição para um novo campo de relva sintética, em 2016.

O projeto nasceu de uma colaboração entre várias entidades e empresas locais, nomeadamente a Câmara de Amarante e União de Freguesias de Amarante e está “devidamente aprovado e homologado” para a prática de futebol de sete, relembra o dirigente.

Por outro lado, a organização deu vários passos para contornar o decréscimo do número de participantes, que estava em declínio, há vários anos.

Depois de abrir as inscrições a atletas filiados foi criado, em 2018, um novo escalão para atletas entre os 13 e os 15 anos de idade.

“O escalão mais alto do nosso torneio acabava aos 13 anos, o que deixava muitos dos jogadores sem opções, pelo menos até aos 16 anos, quando já se podem inscrever na FADA”, justifica Joaquim Coelho.

O dirigente desportivo sublinhou que, na questão dos atletas filiados, as associações desportivas participantes podem inscrever vários, mas só com dois em campo.

“Isto para manter o espírito original do torneio, que é o de dar uma oportunidade aos jovens que não estão filiados”, justifica, sublinhando que as medidas permitiram ter mais de 250 atletas inscritos, no último torneio, em 2019.

O dirigente conclui, recordando que a pandemia de covid-19 veio por um travão à realização ininterrupta do torneio, desde 1985.

“De fato, iriam ser 35 anos seguidos de torneios, mas não foi possível. Primeiro está a segurança de todos, aguardaremos por melhores dias e apontar para 2021 para celebrar o 35.º aniversário”, acrescentou.

Apoios da União de Freguesias de Amarante

Fundada em 1984, a Associação Cultural e Desportiva da Madalena é uma das entidades desportivas mais conceituadas do concelho e detentora de vários prémios de relevo no futebol amador de Amarante.

A ACD Madalena já foi quatro vezes campeão da 1.ª Divisão da FADA, detém um título da 2.ª Divisão do mesmo campeonato e é ainda vencedora de uma Taça Cidade de Amarante.

Desde 1988, realiza-se nas instalações do ACD Madalena um dos torneios de futebol infantil mais conceituados da região.

A União de Freguesias de Amarante, atualmente proprietária do complexo desportivo da Madalena, contribui com a manutenção das instalações e apoia o futebol amador com um subsídio anual.

A autarquia também é parceira no Torneio de Futebol Infantil da Madalena, contribuindo com a oferta de todos os troféus.